top of page

campo elétrico

              Podemos definir campo elétrico como a força elétrica por unidade de carga. Mas a partir daqui surge-nos outra questão, o que é a força elétrica? Ora, a força elétrica é a capacidade de atração ou repulsão entre duas cargas, podendo estas ser positivas ou negativas. Deste modo, podemos dizer que campo elétrico designa uma grandeza vetorial,  que é definida em cada ponto do espaço que tenha influência de cargas elétricas. A unidade SI do campo elétrico é o volt por metro (V/m) ou Newton por Coulomb (N/C).

 

         A presença de um campo elétrico num ponto na proximidade de objeto carregado pode ser detetada através da colocação de uma carga que serve de prova, e medindo a força elétrica, , que sobre ela atua quando colocada nesse ponto. 

O varrimento do espaço com uma carga mostra que/se existe subjacente àquele espaço uma propriedade extensiva, direcional, (campo) independente da carga ocupante (prova), sendo a força elétrica sobre esta o seu efeito. 

               Considere-se uma pequena carga prova, q0, colocada na proximidade de um corpo carregado com carga 

Figura 1 – Uma pequena carga de prova, colocada na vizinhança de um corpo  carregado.   

Podemos representar graficamente o campo elétrico criado por uma carga pontual:

- Figura 2 – Campos criados por uma carga pontual (a) positiva (b) negativa. A direção do campo elétrico é radial e o sentido aponta para a carga se Q < 0 e no sentido contrário se Q > 0. A intensidade do campo elétrico aumenta quando aumenta o módulo da carga que cria o campo e quanto menor a distância do ponto à carga.

              É assim possível concluir que o campo elétrico depende da carga criadora de campo, da sua distância ao ponto e do meio onde se encontra, sendo diretamente proporcional a essa carga (no mesmo ponto) e inversamente proporcional ao quadrado da distância da carga ao ponto (para uma carga constante, no mesmo meio. 

 

              Com esta informação toda, podemos pensar, mas então como seriam as linhas de campo elétrico (uma forma mais simples de representar o campo elétrico) que se iriam formar se aproximássemos duas cargas elétricas simétricas ou duas cargas elétricas iguais?

Exemplo das linhas de campo elétrico criados por duas cargas simétricas
Captura de ecrã 2020-06-04, às 17.48.46.
Exemplo de linhas de campo elétrico criadas por duas cargas iguais positivas

Carrega nas imagens!

      De acordo com o Princípio da Sobreposição, o campo elétrico criado por várias cargas pontuais corresponde à soma vetorial dos campos criados separadamente por cada uma das cargas individuais.

Bibliografia:

- https://brasilescola.uol.com.br/fisica/linhas-forca.htm

https://alunosonline.uol.com.br/fisica/forca-eletrica.html

Novo F11; Ventura, Graça; Fiolhais, Manuel e Fiolhais, Carlos, 2016, 1ª Edição, Texto Editores, Lda

bottom of page