top of page

Radiações eletromagnéticas

       Podemos dizer que, radiação eletromagnética, (a maior família de fenómenos ondulatórios aos quais a luz visível pertence) é o principal veículo que transporta energia através das vastas extensões do universo.

 

      Uma onda eletromagnética propaga-se numa direção em que é orientada através de ângulos retos às vibrações dos vetores oscilantes de campo elétrico e de campo magnético, transportando energia da fonte de radiação para um destino final indeterminado. Os dois campos de energia oscilantes são mutuamente perpendiculares (ilustrados na Figura 2) e vibram seguindo a forma matemática de uma onda sinusoidal. Os vetores campo elétrico e magnético não são apenas perpendiculares entre si, mas também são perpendiculares à direção da propagação das ondas. Por convenção, e para simplificar as ilustrações, os vetores que representam os campos oscilantes elétrico e magnético das ondas eletromagnéticas são frequentemente omitidos, embora se entenda que ainda existem.

Diagrama esquemático de uma onda eletromagnética que ilustra a natureza sinusoidal dos vetores de componentes elétricos e magnéticos oscilantes à medida que se propagam pelo espaço

          Seja na forma de sinal transmitido para um rádio da estação de transmissão, calor de uma lareira, raios X do dentista produzindo imagens de dentes ou luz visível e ultravioleta do sol, as várias categorias de radiação eletromagnética partilham propriedades idênticas e fundamentais semelhantes a ondas. Todas as categorias de radiação eletromagnética, incluindo luz visível, oscilam periodicamente com picos e vales e exibe uma amplitude, comprimento de onda e frequência característicos que juntos definem a direção, energia e intensidade da radiação.

Webgrafia:

bottom of page